close

Assaí melhora rentabilidade, mas desempenho de vendas preocupa

Especialistas do Banco Safra consideram os resultados da rede Assaí (ASAI3) positivos devido ao aumento do lucro líquido


A rede de supermercados Assaí (ASAI3) apresentou um crescimento de receita considerado satisfatório pelos especialistas. O resultado representa crescimento de 7,2% no ano contra ano, em linha com a estimativa do Safra, e foi impulsionado pelas conversões das lojas Extra, juntamente com um aumento de +4,6% nas vendas mesmas lojas (SSS), excluindo o efeito calendário.

O Safra destaca que a ASAI3 continua atrás em termos de crescimento de de vendas nas mesmas lojas (SSS) quando comparado à inflação de alimentos (+7,3%), e a desaceleração em relação ao 1T25 pode indicar um segundo semestre mais difícil, o que é motivo de preocupação.

Destaques do trimestre do Assaí (ASAI3)

Expansão da margem EBITDA (+28 pontos-base ano contra ano, excluindo IFRS), devido à maturação das lojas convertidas e uma abordagem mais cuidadosa com as despesas; Melhora na alavancagem, com razão dívida líquida/EBITDA em 3,1x (-0,5x ano contra ano, mas estável trimestre contra trimestre).

Visão do Safra: Os especialistas do Safra consideram os resultados positivos devido ao aumento do lucro líquido (+9% em relação à estimativa). No entanto, o desempenho mais fraco de vendas nas mesmas lojas (SSS) em comparação à inflação de alimentos (+7,3%) e ao 1T25 (+5,5%) é preocupante e indica um ambiente competitivo desafiador.

Além disso, nos próximos trimestres, convém acompanhar o desempenho das lojas abertas em 2023, cujo desempenho em 2025 ficou consideravelmente abaixo das lojas de 2022 em 2024 (queda de 16% nas vendas e margem EBITDA 210 pontos-base menor).

Somado a isso, o Safra continua vendo o papel negociando a uma avaliação justa (P/L de 9,3x para 2026), mantendo assim a recomendação neutra.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra