close

No setor de locação de máquinas, Safra prefere Mills à Armac

O Safra tem preferência relativa por Mills (MILS3) à Armac (ARML3) devido ao seu histórico robusto de execução e a um modelo de negócios equilibrado


O Banco Safra iniciou a cobertura da empresa Mills (MILS3), empresa brasileira especializada na locação de equipamentos para construção, indústria e serviços. O Safra também assumindo a cobertura de Armac (ARML3), empresa prestadora de serviços especializados e complexos e locação de equipamentos.

O Safra tem preferência relativa por Mills (MILS3; Compra; preço-alvo em 12 meses de R$17,90) à Armac (ARML3; Neutra; preço-alvo em 12 meses de R$4,60), devido ao seu histórico robusto de execução e a um modelo de negócios equilibrado, que combina uma divisão de plataformas aéreas geradora de caixa com vetores de crescimento nos setores de linha amarela e intralogística.

A Mills também se beneficia de uma estratégia mais conservadora de alocação de capital, menor alavancagem (1,5x vs. 2,7x da Armac) e um modelo disciplinado de implantação de ativos que reduz o risco de ociosidade e melhora a previsibilidade da rentabilidade.

Embora a abordagem de serviço completo e a alocação mais rápida de investimentos da Armac possibilitem um crescimento mais forte, esses fatores também aumentam a complexidade da execução e a sensibilidade à estrutura dos contratos – e, em alguns momentos, pressionaram as margens.

A companhia tomou medidas significativas para enfrentar esses desafios por meio de ajustes no portfólio, renegociação de contratos e reestruturação organizacional, mas essas transições naturalmente implicam dores de crescimento no curto prazo.

Na visão do Safra, a Mills oferece uma combinação mais resiliente de estabilidade e potencial de crescimento. O banco vê Mills e Armac sendo negociadas a múltiplos P/L de 8,1x e 9,2x em 2026E, respectivamente.

Tese de investimento em MILLS (MILS3) e Armac (ARML3)

Os principais fatores que sustentam a tese de investimento são:

Mills:

  • (i) Portfólio diversificado – a Mills está migrando para segmentos de negócios de ciclo longo (linha amarela e intralogística), que oferecem maior potencial de crescimento e aumentam a participação de receitas provenientes de contratos de longo prazo, aumentando a visibilidade em comparação ao aluguel cíclico de equipamentos leves.
  • (ii) Modelo de soluções completas com oportunidades de venda cruzada – o modelo integrado e complementar da Mills posiciona a companhia para capturar uma fatia maior do orçamento dos clientes, oferecendo soluções integradas e de valor. Por exemplo, cerca de 60% dos clientes de plataformas utilizam empilhadeiras de outros fornecedores, equipamento que a Mills passou a oferecer após a aquisição da JM Empilhadeiras.
  • (iii) Liderança em escala – a Mills opera a maior frota de plataformas aéreas para locação da América Latina (cerca de 11 mil unidades), o que garante poder de compra, melhores condições com fornecedores e eficiência operacional.
  • (iv) Disciplina de capital – alavancagem conservadora (dívida líquida/EBITDA de 1,5x no 2T25) e estratégia de investimento respaldada por contratos reduzem o risco de ociosidade de ativos.
  • (v) Extensão do ciclo de vida dos ativos – a utilização dos equipamentos em múltiplas fases maximiza retornos e libera capital para crescimento.

Armac:

  • (i) Reestruturação para melhorar rentabilidade e previsibilidade – após um período de crescimento acelerado (crescimento anual composto de 130% em 2020–2023), que levou à precificação inadequada de contratos e pressão nas margens, a Armac está eliminando contratos de margem baixa, priorizando contratos lucrativos e de longo prazo e acelerando a venda de ativos. Embora necessários, esses ajustes trazem desafios de execução no curto prazo, com margens e retornos ainda em processo de normalização.
  • (ii) Mercado amplo e fragmentado com potencial de crescimento – apesar de ser líder de mercado, a Armac detém apenas cerca de 3,6% de participação no segmento altamente fragmentado de linha amarela, o que abre espaço para ganhos de participação e consolidação.
  • (iii) Estratégia multimarcas – forte estrutura de manutenção possibilita aquisições eficientes e independentes de marca, diversificando a frota e viabilizando preços competitivos.
  • (iv) Modelo operacional que gera custos de troca – ao oferecer serviços completos, a Armac aumenta a dependência dos clientes e obtém retornos mais elevados.
  • (v) Vantagens de escala – com uma frota de aproximadamente 12 mil ativos (259 em 2018), a Armac garante poder de compra e descontos com fornecedores.

Atenção aos riscos:

  • (i) Riscos setoriais: (a) alta exposição às taxas de juros; (b) concorrência acirrada; (c) escassez de mão de obra qualificada; (d) exposição cambial na aquisição de máquinas; (e) sensibilidade ao valor de revenda.
  • (ii) Riscos específicos da Mills: (a) alta exposição (cerca de 41%) ao setor de construção, que é cíclico; (b) desafios de diversificação (fusões e aquisições impulsionam o crescimento, mas aumentam os riscos de integração); (c) ciclo de renovação da frota (frota envelhecida pode exigir aumento de investimentos, embora a extensão da vida útil possa ser um atenuante); (d) entrada de plataformas aéreas chinesas, com preços de 20% a 30% inferiores, pode pressionar retornos e valores de revenda.
  • (iii) Riscos específicos da Armac: (a) complexidade contratual (modelo de serviço completo aumenta o risco de execução, pressão nas margens e exposição a cláusulas de desempenho rigorosas); (b) dependência de contratos pontuais (maior volatilidade e risco de ociosidade de ativos decorrente de contratos de curto prazo da linha amarela); (c) alta concentração de clientes (aumenta a previsibilidade, mas reduz a flexibilidade de preços e a capacidade de aplicar penalidades); (d) escassez de mão de obra qualificada (modelo integrado exige mais operadores e mecânicos, elevando custos e podendo limitar o crescimento).

Relatório completo das empresas de locação de máquinas.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra