close

Produção de bebidas cai e Ambev tem recomendação de venda

O Safra mantém a recomendação de venda para a ação da Ambev (ABEV3), pois vê um ambiente competitivo desafiador e contínuo no Brasil, apesar da força geral do setor

Ambev

Relatório do Safra analisa o desempenho do setor de bebidas com dados do IBGE | Foto: Getty Images

Os dados da produção industrial brasileira foram fracos para as bebidas alcoólicas, mas provavelmente influenciados por uma queda de volume em Petrópolis.

O Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) divulgou os dados mensais da produção industrial (PIM-PF) para outubro, mostrando uma queda anual na produção de bebidas alcoólicas apesar de um pequeno ganho sequencial.

A produção de bebidas não alcoólicas manteve um ritmo sólido e apresentou outra melhoria sequencial, embora ainda tenha caído ligeiramente em relação ao ano anterior.

Uma verificação cruzada entre os dados do PIM-PF e os dados mensais da Petrópolis indica que a empresa provavelmente está perdendo participação de mercado ao implementar aumentos de preços, enquanto o crescimento em volume visto nos meses anteriores parece ter sido altamente correlacionado à agressividade dos preços.

Esta é uma boa notícia para a Ambev (ABEV3), na avaliação do Safra, já que a agressividade de Petrópolis foi um dos principais motivos
do crescimento de volume sem brilho da Ambev no terceiro trimestre de 2024.

Saiba mais

Ambev tem recomendação de venda

O Safra mantém a recomendação de venda para ABEV3, pois vê um ambiente competitivo desafiador e contínuo no Brasil, apesar da força geral do setor, e um risco substancial relacionado a possíveis mudanças no regime tributário (mais especificamente, a introdução de um imposto especial federal na reforma tributária do Brasil).

O índice de produção de bebidas alcoólicas está em 104,3 pontos (-5% no ano e +2% no mês). Embora a produção tenha caído no ano e permaneça baixa em relação aos níveis históricos, o Safra destaca que o número parece ter sido significativamente impactado por uma queda de 40% nos volumes da Petrópolis (cerca de 11% de participação de mercado).

Levando isso em conta, o desempenho de volume da Ambev (59% de participação no mercado) e da Heineken (24% de participação no mercado) teria sido bastante positivo em outubro.

Produção de bebidas não alcoólicas cresce

O índice de produção de bebidas não alcoólicas atingiu 109,7 pontos (-3% no ano e +7% no mês). A produção de bebidas não alcoólicas continuou a mostrar uma melhoria sequencial em outubro e está alcançando o topo dos níveis históricos, apesar de alguma contração no ano.

O Safra ressalta que há uma menor correlação entre o PIM-PF das bebidas não alcoólicas e o volume de produção da NAB Brasil da Ambev (R² de 0,44).

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra