close

Alpargatas foca na volta ao básico e crescimento sustentável

A Alpargatas (ALPA4) apresentou evolução de indicadores-chave, reforçando compromisso com estrutura enxuta e melhorias operacionais

ALPA4

A Havaianas detém 77% do market share em mercearias, mas apenas 65% em autosserviço moderno versus 87% no tradicional, e cerca de 36% no varejo especializado | Foto: Getty Images

A Alpargatas (ALPA4) reforçou a estratégia de “volta ao básico” em apresentação para analistas durante o seu Investor Day. Com a maior parte da fase de reestruturação concluída, a empresa passa a priorizar o crescimento sustentável, defendendo posições consolidadas e expandindo com inovação e eficiência em canais e categorias específicas.

A gestão de Liel Miranda (CEO) enfatizou disciplina de capital, com inovação focada em sandálias e categorias adjacentes, introduzindo novos modelos e descontinuando os de baixo desempenho, mantendo um portfólio controlado e sustentável.

Analistas do Banco Safra destacam uma percepção positiva. A Alpargatas (ALPA4) apresentou evolução de indicadores-chave, reforçando compromisso com estrutura enxuta e melhorias operacionais.

O Safra destaca a taxa OTIF (On-Time In-Full) global, que subiu de 29% no início de 2024 para 84% em maio de 2025. Apesar de já ter espaço para acelerar expansão, a companhia reafirmou disciplina, priorizando categorias e regiões centrais e oportunidades de fácil captura antes de movimentos mais ousados.

Motores de geração de valor da Alpargatas (ALPA4)

O CFO André Natal destacou o novo planejamento estratégico estruturado em seis pilares:

  • (i) Marketing e Portfólio (Go Flip Flops), com foco em construção de marca e inovação em categorias relevantes, preservando liderança em sandálias;
  • (ii) Modelo Brasil (Go Bold), com maior penetração no varejo especializado e formatos modernos;
  • (iii) Internacional (Go Consistent), com foco em Europa, Américas e mercados de distribuidores lucrativos;
  • (iv) Disciplina de Capital (Go Disciplined), com rigor em capex e capital de giro;
  • (v) Eficiência e Simplificação (Go Lean); e
  • (vi) Desenvolvimento de Capacidades (Build Excellence).

Esses pilares são acompanhados por 100 KPIs revisados a cada dois meses em horizonte de cinco anos.

Brasil: Embora a categoria de sandálias já seja bastante penetrada, ainda há espaço para crescer em canais subaproveitados. A Havaianas detém 77% do market share em mercearias, mas apenas 65% em autosserviço moderno versus 87% no tradicional, e cerca de 36% no varejo especializado.

A melhora de OTIF (75% em abr/25 vs. 23% em jan/24) e o aumento de investimentos em visibilidade devem sustentar ganhos. Além disso, a empresa mapeou 200 cidades com mais de 100 mil habitantes sem lojas próprias.

Internacional: A Alpargatas vê oportunidade de 202 milhões de pares premium em cinco países, onde hoje detém apenas 7 milhões. Na Europa, execução e pricing melhoraram, OTIF atingiu 84% em jun/24 e investimentos serão concentrados em hubs como Londres, Paris e Milão.

Nos EUA, com mercado de US$ 360 milhões e participação de apenas 10%, a parceria com a Eastman Group (a partir de 1T26) deve ampliar presença.

O portfólio será adaptado ao consumo local, priorizando conforto e versatilidade. Em mercados diversos, o sell-out supera o sell-in desde 2023, 33 países já são lucrativos e os recursos vêm sendo alocados conforme potencial e risco.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra