Melhores ações de serviços essenciais para investir antes das eleições
Em 2026, as ações de empresas estatais podem ser diretamente impactados pelos resultados das eleições, já que novas administrações podem alterar planos de investimento
27/10/2025
Banco Safra destaca melhores ações de empresas de serviços públicos essenciais como energia elétrica, água e saneamento | Foto: Getty Images
Com a aproximação do novo ano, é hora de pensar nos grandes temas para 2026 e considerar os pontos positivos e negativos no setor de utilities, que reúne empresas que fornecem serviços públicos essenciais como energia elétrica, água, saneamento e gás natural.
Na visão dos especialistas do Banco Safra, os principais eventos a monitorar para 2026 incluem:
- (i) cenário seco para hidrologia;
- (ii) privatizações e oportunidades de crescimento (leilões, M&A);
- (iii) próximo ciclo de revisão tarifária; e
- (iv) eleições.
O Safra ainda avalia que algumas empresas continuam negociando com taxas internas de retorno (TIRs) decentes (acima de 10% real), embora o spread médio do setor sobre os títulos esteja abaixo dos níveis históricos (~2,5%).
O Safra prefere empresas do Brasil em relação à Argentina, que ainda enfrenta desafios macroeconômicos relevantes. O banco destaca Copel (CPLE6) e Energisa (ENGI11) como boas opções nos valuations atuais.
Cenário seco confirmado em 2026
Os especialistas do Banco Safra acreditam que o despacho térmico será elevado daqui para frente. O banco estima despacho térmico alto ao longo de 2026 — cerca de 14 GW se a afluência hídrica permanecer em 60% da média de longo prazo (LTA) e ~9 GW se melhorar para 70%.
Como resultado, os custos marginais variariam de ~R$ 215 a ~R$ 400 por MWh. O corte de carga poderia variar entre 20%–30% no curto prazo.
Assim, Eletrobras (ELET3) e Eneva (ENEV3) devem continuar se beneficiando, mas a escolha favorita do Safra é a Copel, dado seu valuation mais atraente.
O Safra vê a Engie (EGIE3), Auren (AURE3) e Cemig (CMIG4) potencialmente prejudicadas se o cenário projetado pelo banco se concretizar.
Quanto às empresas de saneamento, a Sabesp (SBSP3) pode ser negativamente afetada se a afluência hídrica no Cantareira não melhorar, embora o banco considere maior flexibilidade de oferta em comparação a 2014.
Privatizações e oportunidades em ações de serviços essenciais
Em Minas Gerais, a aprovação da PEC 23/2024 aumenta as chances de privatização da Copasa (CSMG3) em 2026 — os pontos positivos estão mencionados no último relatório do Safra.
Em relação à Sabesp, o Estado de São Paulo também planeja o leilão de novos blocos regionais. No setor elétrico, o próximo leilão de capacidade de reserva deve oferecer boas oportunidades para Eneva e Copel (demanda estimada entre 15 e 20 GW), já que ambas possuem projetos competitivos.
Em gestão de resíduos, o Safra segue esperando novas operações de fusões e aquisições para a Orizon (ORVR3). Por fim, o Safra destaca que, se certos contratos de concessão de distribuidoras não forem renovados, empresas como Energisa (ENGI11), Equatorial (EQTL3) e CPFL (CPFE3) podem ver novos ativos disponíveis para venda próximos às suas áreas de concessão.
Novo ciclo de revisão tarifária tem mais pontos positivos do que negativos
Em 2025, a Aneel discutiu tópicos importantes como custos de eficiência, perdas regulatórias e inclusão do capex anual no processo de revisão tarifária.
O próximo ciclo regulatório deve abrir discussões sobre a tendência futura para o WACC regulatório. O Safra avalia que o regulador está constantemente atualizando sua metodologia para garantir retornos razoáveis em comparação ao custo de oportunidade do investimento.
Além disso, embora variáveis como beta, que afetam o custo do capital próprio, possam cair após a atualização da metodologia, o custo da dívida aumentou e novos riscos se materializaram (alta penetração de GD, boom na demanda por data centers) e devem ser considerados pelo regulador ao analisar o nível adequado de retorno para o próximo ciclo.
Nesse segmento, o Banco Safra vê a Energisa com os melhores níveis de retorno.
Ações de utilities vs. eleições
Na área de cobertura do Banco Safra, ações de empresas estatais podem ser diretamente impactados pelos resultados das eleições, já que novas administrações podem alterar planos de investimento, foco de capex e tendências regulatórias.
Consequentemente, Sanepar (SAPR11) e Cemig (CMIG4) podem estar entre os nomes potencialmente impactados (Copasa, se privatizada, seria menos afetada). Se a volatilidade for alta e o cenário macro incerto, a Alupar (ALUP11) deve ser uma boa opção, devido à boa estabilidade de fluxo de caixa.
Leia também